16 junho 2009

Mistheres

O que existe de comum em todas as mulheres? A capacidade de sacrificar-se, segundo o filme Caramelo. De produção franco-libanesa, tem como cenário um salão de beleza. Lá, aplica-se caramelo na pele para a depilação das mulheres daquele país. Indicação rápida do que acontece nas histórias das mulheres do filme: uma mistura de doçura e dor.

Personagens trabalham com a questão do sacrifício do amor em suas vidas: renúncia pela irmã doente, luta até o limite da possibilidade, conformação aos padrões da sociedade para não perdê-lo. O ícone delas é Maria, na versão católica, desfilando em procissão pelas ruas cheias de sol.

Um mundo misterioso se apresenta para mim neste filme. E nem tanto a Beirute que desconhecia, cidade que parece estar na fronteira entre dois mundos, com costumes que atribuímos serem árabes e com devoção religiosa e fenótipos ocidentais.

Quem sabe preciso fazer uma viagem até lá para conhecer de perto este interessante povo. Mas para o mistério profundo do filme, as mulheres, creio que não há viagem que se possa fazer para desvendar este segredo.

Elas são o grande enigma apresentado no filme. Com sua beleza, complexidade e diferença em relação ao homem elas serão sempre um mistério para nós. Mulher como sinônimo de mistério. Ou para compactar, mistheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário