17 junho 2009

Imagem e Representação


Enquanto decidia fazer o blog, fui encorajado por minha amiga a tomar alguns cuidados na postagem: nunca escrever deprimido, não revelar os personagens deste meu universo, ter uma identidade específica. A primeira regra é uma questão de educação (ninguém merece: o melhor amigo, o ilustre desconhecido virtual, e talvez nem mesmo papai e mamãe). A segunda pode ser motivada pelo respeito à privacidade (minha e dos que me cercam). A terceira visa procurar garantir um perfil estável a quem acessa.

Mais ou menos assim?

Talvez mais do que assim.

A experiência de postar tem me levado a questionar sobre o quanto de mim aparece para as pessoas que me cercam. Quando me apresento a elas, sou eu mesmo, ou um produto?

Tomando uma pequena luz que talvez me ajude nesta expedição nas complicadas profundezas interiores, por estes dias comecei a fazer uma endoscopia de alma através de duas palavras: imagem e representação.

A representação, no uso das artes cênicas, é o ofício de interpretar papéis dentro do palco. Uma qualidade de um bom ator seria a capacidade de ser convincente, isto é, a habilidade de ocultar seu verdadeiro ser por trás do papel que atua, de tal maneira que quem assiste confunde o personagem com o ator. Outra qualidade seria a versatilidade. Entre uma peça e outra, ele não troca somente de roupa, mas despe-se do personagem antigo e reveste-se de outro, transmutando-se.

A imagem, deixando de lado a definição filosófica e usando-a nos termos do senso comum atual, seria a aparência escolhida para ser vista pelos demais. Um ângulo, geralmente o mais favorável, um personagem dentre os muitos que habitam em cada um de nós, de acordo com a ocasião e conveniência do momento.

Claro que nem sempre as distinções que fazemos no mundo das letras correspondem ao intrincado mundo das coisas de fato. A representação sempre carrega o personagem, e a imagem captada pode ser um embuste com selo falsificado de autenticidade.

Procurando levantar camadas que se sobrepõe como feixes entrelaçados sobre mim, me esforço por apresentar aqui uma de minhas imagens. Ela é parcial, mas espero que ainda assim verdadeira. Gostaria de nunca postar uma representação minha. Não teria sentido, e seria, para mim, uma espécie de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário